Calcinha menstrual: Como usar?

dezembro 18, 2017

Conheça a Herself, uma marca de peças íntimas que revolucionou a vida das mulheres




(Divulgação/Herself)


Escrito por Julia Lins

A menstruação ainda é um tabu na vida das mulheres. Quem nunca colocou um short por baixo da calça só pra ter certeza que não iria vazar, e mesmo assim foi surpreendida? Ou então, deixou de usar roupas brancas pra não correr o risco de vazamentos? Já nos limitamos diversas vezes por vergonha da nossa natureza.

Para resolver essas situações, três estudantes gaúchas, Raíssa Kist, Nicole Zagonel e Francieli Bittencourt, se uniram para fundar a Herself, uma marca que produz peças íntimas reutilizáveis. O carro chefe da empresa são as calcinhas menstruais, capazes de absorver a menstruação. Elas são compostas por três tecidos com propriedades antimicrobianas e impermeáveis, e a camada interna é feita de algodão.

Sabemos o quanto os absorventes podem ser desconfortáveis e inimigos do meio ambiente, por isso a calcinha menstrual surge como uma alternativa para enfrentar esse período de uma forma mais confortável. Além disso, elas possuem um viés sustentável, com o objetivo de reduzir o uso de descartáveis no mercado de cosméticos.


Tipos de calcinhas produzidas pela Herself (Divulgação/Herself)


O projeto ganhou vida por meio do Catarse, uma ferramenta de financiamento coletivo baseada em metas. Com isso, as estudantes conseguiram arrecadar R$46 mil e deram início a Herself.

Conversamos com as criadoras da ideia para entendermos melhor como funciona o produto. Confira!


1 - Quando a empresa começou?
Herself: Desde o final de 2016 começamos um processo de cocriação com mulheres de vários estados do Brasil para desenvolvermos um produto que realmente atendesse as necessidades das mulheres e que contribuísse para a redução do impacto ambiental que o uso de absorventes descartáveis gera.
Vivemos conectados a tudo, recebemos constantemente informações sobre novos produtos e novas tecnologias, mas você já se perguntou quando foi a última inovação nos produtos para menstruação?

2 - Como produtos como a calcinha menstrual ajudam a quebrar tabus?
H: Primeiro quebramos o tabu ao questionar as mulheres sobre o impacto da menstruação na rotina delas, ninguém fazia isso até então, ninguém estava disposta a chamar o assunto para ver como as mulheres se sentiam usando os produtos que existem hoje no mercado. Além disso quebramos o tabu ao fazer com que as mulheres mostrem com orgulho o que elas usam durante o período menstrual. Sim, as calcinhas Herself são lindas e te deixam linda!! Acabou a história de levar a bolsa inteira para o banheiro para trocar de absorvente (risos).

3 - Quais são os benefícios do produto frente aos absorventes?
H: Os benefícios são muito subjetivos, mas nossa missão é que a mulher se sinta bem, linda, valorizada ao utilizar nossas calcinhas, valorizada no sentido de perceber que esse produto foi realmente pensado para ela e não é somente um produto para absorver a menstruação, vai muito além disso! É esteticamente lindo, valoriza o corpo da mulher, não utiliza produtos químicos que agridem ou irritam a pele, 100% algodão em contato com a região íntima, além de permitir uma sensação de conforto e liberdade sem igual.

4 - Além desses benefícios, a calcinha também é sustentável. A preocupação com o meio ambiente também é uma prioridade para a empresa?
H: Com certeza, nós nos preocupamos muito com isso e por isso, além da questão de ser um produto lavável e reutilizável por 2 anos, priorizamos que ele fosse o mais próximo e fino que uma calcinha normal para que depois do prazo para utilização durante o período menstrual, ela ainda pudesse ser utilizada como uma calcinha normal. Toda a cadeia de produção envolvida segue com a missão de ter o menor impacto possível. Usamos tecidos nacionais, com mão de obra local e valorizada, além da tecnologia nacional.

5 - E onde as meninas podem encontrar os seus produtos?
H: Os produtos vão continuar sendo vendidos pelo Catarse até o final do ano e a partir do ano que vem diretamente pelo site: www.herself.com.br

E aí, se animou com essa nova ideia?


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.