Grupos no Facebook viram comunidades de apoio entre mulheres

outubro 23, 2017

Empoderamento feminino é o assunto principal dos grupos

Foto: EntreCultura



Escrito por Vanessa de Barros

Há quem acredite que as mulheres são competitivas e rivais por natureza. Desde muito cedo somos criadas para acreditar nisso. Mas os movimentos recentes de empoderamento feminino vêm mostrando o oposto. Elas se reúnem em grupos cada vez maiores de ajuda mútua. Seja para discutir interesses ou desafios em comum, o espírito comunitário e a solidariedade pautam essas redes.

Em diversos grupos no Facebook, milhares de “minas” e “manas” divulgam e trocam serviços, oferecem vagas de trabalho temporário ou permanente, indicam amigas e parceiras profissionais. Alguns são focados em áreas específicas, como comunicação e artes. Há outros com foco mais amplo, nos quais aparecem vagas para vendas, programação, reparos domésticos, entre outros. Há grupos em que só são publicadas oportunidades de trabalho, mas a maioria permite divulgação de workshops, cursos e palestras.

Essas comunidades virtuais têm assumido o papel de melhores amigas de algumas mulheres. Além da suposta privacidade, esses espaços costumam ter regras de conduta. Normalmente, determinam os temas que devem ser abordados que levam ao banimento. Eu separei cinco grupos sensacionais e que vale muito a pena vocês participarem. Confiram!


Este grupo tem o objetivo de desenvolver cada vez mais nosso lado solidário e a valorização do ser humano e não do capital, caracterizada pela igualdade. Nele, são feitas buscas e ofertas de serviços e produtos. Vale de tudo, bolo, terapia, nutricionista, artesanato. O importante é fazer a economia girar, desapegar, ajudar a quem precisa, tudo através do bom e velho escambo, sem o uso de dinheiro.


Criado para a divulgação dos trabalhos, serviços ou qualquer mercadoria oferecidos por mulheres do estado do Rio de Janeiro, este grupo tem o intuito de ajudar no fortalecimento financeiro das mulheres, incentivar o empreendedorismo, visando empoderar a mulher e aumentar a visibilidade feminina no mundo dos negócios.


Este é um grupo feminista só de mães, e com foco em empreendedorismo. Também faz parte do grupo a discussão com foco no debate e na disseminação de histórias, notícias e melhores práticas relacionadas ao empreendedorismo materno. O Maternativa Rio é grupo é fechado e para fazer parte dele você pode ser uma mulher cis ou trans, porém, é obrigatório ter filhos uma vez que a proposta do grupo é apoiar as mamães empreendedoras.


É um espaço muito legal para buscar e divulgar talentos, além de fomentar o empreendedorismo feminino na cidade do Rio de Janeiro. Nele é possível divulgar sua marca, expor seu trabalho, ou ainda procurar uma mana que faça algo de que você esteja precisando.


O Indique uma mina é um grupo colaborativo para vagas de emprego, exclusivo para mulheres. Visando a igualdade de gênero e de salários, todas as mulheres serão aceitas, inclusive trans, binárias ou não.

Estes são só alguns dos grupos de mulheres que existem no Facebook. Independente de qual seja seu assunto de interesse, sempre vai ter um grupo com mulheres fortes e guerreiras para te ouvirem e te apoiarem.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.